Invepar‘s Board of Directors is composed of eight sitting members, two of whom indicated by each shareholder, and their respective alternate members.
The table below presents the names, positions and election dates of all sitting members of the Company‘s Board of Directors:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
---|---|---|---|
Aldo Luiz Mendes | President of the Board | 04/28/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Aldo Luiz Mendes – Brasileiro, Economista pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em economia Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou 29 anos e meio no Banco do |
|||
Vacant | Vice President of the Board | ||
Marcio Guedes Pereira Junior | Sitting member | 04/28/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Marcio Guedes Pereira Junior – Brasileiro, Administrador de Empresas e Mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas -SP, tendo estudado na New York University, Leonard N. Stern School of Business. Marcio é atualmente sócio da Pangea Partners; membro do Conselho de Administração da Ouro Fino Saúde Animal, da Companhia de Melhoramento de São Paulo; da JBS; membro do Conselho de Regulação e Melhores Práticas do Mercado de Capitais da Anbima, tendo sido anteriormente Diretor da Associação, além de sócio e conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Anteriormente liderou o grupo de Investment Banking do Banco J. Safra, e foi diretor de investment banking no Unibanco, Citigroup e Credit Suisse. Possui experiência em M&A e transações de Mercado de Capitais, incluindo tanto transações de dívida quanto de equity. O Sr. Marcio Guedes Pereira Junior declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Marcio Guedes Pereira Junior declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Roberto Emilio Patriarca | Sitting member | 10/29/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Roberto Emilio Patriarca – Brasileiro, formado em Administração Pública pela FGV e Mestre em Administração pelo INSPER. Possui formação adicional em Estratégia de Negócios pela London School of Business e 20 anos de experiência no mercado financeiro (e, anteriormente, 10 anos em auditoria e consultoria na PwC) em funções de planejamento financeiro e estratégico, gestão de projetos e governança. Experiência internacional, trabalhando na matriz do Grupo HSBC e Londres e no escritório regional do Grupo para a América Latina no México. Anteriormente ocupou o cargo de Chief of Staff do CEO local e Operating Officer na UBS Bank Brasil, Banco múltiplo e gestora de patrimônio. O Sr. Roberto E. Patriarca declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Roberto E. Patriarca declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Olivier Michel Colas | Sitting member | 12/21/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Olivier Michel Colas – Francês e brasileiro, formado em Economia pelo Institut d’Études Politiques de Paris e Conselheiro de Administração Certificado IBGC. Possui mais de 30 anos de experiência profissional, foi Presidente da Coimex Trading e Vice-Presidente da Kepler Weber. Anteriormente, ocupou posições executivas em mercados globais pela Saint-Gobain e pela Royal Dutch Shell no Reino Unido, Estados Unidos, França e Brasil. Foi Conselheiro da Invepar (2019-2020) e atualmente é sócio fundador da Funchal Investimentos e membro do Conselho de Administração da Eternit, desde 2018. O Sr. Olivier Michel Colas declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Olivier Michel Colas declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Ricardo Reisen de Pinho | Sitting member | 12/21/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Ricardo Reisen de Pinho – Brasileiro, engenheiro, é membro independente dos Conselhos de Administração da Light, Vittia e Brado Logística, do Conselho Consultivo da Editora do Brasil, e do Conselho Fiscal da Bradespar. Foi membro independente do Conselho de Administração da Oi (2016 – 2019), da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA (2018 – 2019), da BR Insurance (2016 – 2018), da Tupy e da Itacaré Capital Investments ltd. (2009 – 2015), da Saraiva Livreiros Editores (2013 – 2015 e 2009 – 2012), da Metalfrio Solutions (2007 – 2011), e do Banco Nossa Caixa (2008 – 2009). Foi Conselheiro Fiscal das Lojas Americanas, (2018 – 2019), da Bradespar (2017 – 2019) e da Embratel (2009 – 2010), assim como chairman do Conselho Consultivo da LABSSJ (2009 – 2013), e Conselheiro Voluntário na AACD (2006 – 2014). Como conselheiro, participa de comitês de assessoramento nas áreas de finanças, auditoria, riscos e compliance, pessoas e estratégia em algumas das companhias citadas. Atuou como executivo nas áreas de corporate finance, corporate e investment banking, e planejamento estratégico nos bancos ABNAmro Brasil, Banco Garantia e Banco Itaú entre 1989 e 2001. Atuou também como pesquisador sênior da Harvard Business School entre 2002 e 2014. É formado em engenharia mecânica, 1983, com mestrado em engenharia de produção/ finanças, 1989, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em administração/estratégia, 2008, pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP. Possui especialização em administração pelo Advanced Management Program da Wharton School of the University of Pennsylvania, 2001, e pelo Program for Management Development da Harvard Business School, 1999. É conselheiro certificado pelo IBGC desde 2010, com especialização em Corporate Governance pela Harvard Business School, 2016, e em Governança em Empresa Públicas pela FDC, 2018. O Sr. Ricardo Reisen de Pinho declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Ricardo Reisen de Pinho declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Fabio Bonini Tararam | Sitting member | 02/24/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Brasileiro, formado em marketing, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV / RJ, especializações em Sustentabilidade e Produtos Financeiros pela FGV / SP, Ações e Mercado de Capitais pela Saint Paul Business School. Co fundador da Monte Capital Management (acionista e head de fixed income – desde agosto de 2019), atual CFO da Monte Rodovias, foi CFO e CIO/Reestruturação da Treviso Family Office (entre agosto de 2018 até dezembro de 2019). Além disso, Fabio foi profissional de Corporate Finance & Investment Banking por 23 anos atuando como líder de equipe em bancos e fundos de investimentos como Abn Amro, Santander, Banco Votorantim e TRX. No total, participou de diversas transações que somam mais de R$ 35 bi, sendo essas locais e internacionais, desenvolvidas para grandes multinacionais. Especialista em reestruturação de negócios, montagem de equipes e estruturações como mercado de capitais, fusões e aquisições, títulos do tesouro e IPOs. O Sr. Fabio Bonini Tararam declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Fabio Bonini Tararam declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Lucas Bittencourt Lacreta | Sitting member | 02/24/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Brasileiro, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, cursou pós-graduação em Business Economics com foco em mercado de Capitais pela Escola de Economia de São Paulo da FGV. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais. Foi diretor de gestão de recursos e portfólio manager da CM Capital, cuidando de projetos estruturados e da gestão de diversos fundos de ativos financeiros líquidos e ilíquidos dos mais variados tipos. Iniciou sua carreira em gestão de produtos no Banco Itaú-Unibanco. O Sr. Lucas Bittencourt Lacreta declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Lucas Bittencourt Lacreta declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
The table below presents the names, positions and election dates of all alternate members of the Company‘s Board of Directors:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
---|---|---|---|
Carmelo Fernandez Moldes | Alternate member | 04/28/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Carmelo Fernandez Moldes – Brasileiro, Engenheiro Naval pela Escola Politécnica – USP e Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Possui cursos complementares em Governança Corporativa pelo IBGC; Strategic Planning pela University of California, Berkeley; Total Quality Management pelo JUSE – Japan e FCO – Brasil e Marketing pela Fundação Vanzolini FCAV – USP. Atualmente é Sócio Diretor da Fdez Consultoria e Projetos Ltda. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Presidente do Conselho de Administração da KSB Bombas Hidráulicas S.A., Indústria Mecânica (2011-2015); Presidente da KSB Bombas Hidráulicas S.A., Indústria Mecânica (1994-2015); e Presidente Região América da KSB Bombas Hidráulicas S.A., Indústria Mecânica (2005-2015). O Sr. Carmelo Fernandez Moldes declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Carmelo Fernandez Moldes declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Luiz Fernando Gonçalves Camilotto | Alternate member | 04/28/2020 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Luis Fernando Gonçalves Camilotto – Brasileiro, formado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Universidade de Economia e Administração de Viena (WU), Áustria. No Banco do Brasil S.A. (1983-2006), atuou na área internacional como Analista de emissões e negociações de eurobônus e operações com títulos da dívida externa. Coordenador de Operações Estruturadas e Derivativos, e Diretor da subsidiária do Banco em Viena, Áustria, responsável pelo centro e leste europeus. Trabalhou na PREVI (1996-2000) como Analista de Investimentos na Diretoria de Investimentos e Gerente Executivo de Estratégia de Risco na Diretoria de Planejamento. Representou a PREVI como Conselheiro de Administração e Membro do Comitê Financeiro na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Conselheiros de Administração na Valepar. Atuou na privatização da Vale e no descruzamento societário de Vale e CSN. Na Vale S.A. (2006 a 2012) foi Diretor Financeiro e |
|||
Celio Fernando Bozola | Alternate member | 01/26/2021 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Celio Fernando Bozola – Brasileiro, Engenheiro Eletrônico e Conselheiro de Administração Certificado IBGC. Especialista na área de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação e Transformação Digital com mais de 40 anos de experiência profissional. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Presidente Executivo da Prodesp e membro do Conselho de Administração da PRODESP (Abr/11 a Jan/19). Anteriormente atuou como Presidente da EDS – Electronic Data Systems (DXC Technology, atualmente), VP&General Manager da DIEBOLD. Atualmente é fundador e investidor da BR Angels e conselheiro de administração da Magna Sistemas. O Sr. Celio Fernando Bozola declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Celio Fernando Bozola declarou: (i) ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Debora Santille | Alternate member | 01/26/2021 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Debora Santille – Brasileira, Administradora de Empresas, é pós-graduada em Controladoria pela Universidade Mackenzie. Possui extensão e aperfeiçoamento em Gestão de Negócios Internacionais pela University of Miami, EUA; Governança Corporativa & Mercado de Capitais pelo B.I Internacional Educação Executiva/Filiada IDE/FGV-SP e Recuperação de Empresas, FGV/SP. Possui Certificações em Conselho de Administração e Fiscal pelo IBGC; Capacitação em IPO/OPA (oferta pública de ações) pela B3; em Governança para Membro do Conselho de Administração de Empresas Públicas Governamentais e Empresas de Capital Misto; em capacitação de Dirigentes de Empresas Estatais e de Economia Mista – FDC (Fundação Dom Cabral) / 2018; em Comitê de Auditoria, Fiscalização e Supervisão – IBGC-IBRACOM – IIA; em PPPs – Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); Soluções Pacíficas de Conflitos no Âmbito da Administração Pública – ENAP; e em Controladoria Internacional pela Integração Escola de Negócios/SP 2001 e Registro de Perito Judicial para Processos e Práticas de Administração. É sócia da BeOn Corporate desde 2015 e Membro Independente do Comitê de Auditoria da SPA – Santos Port Authority (Jun/20 -atual); Membro Independente do Comitê de Auditoria do BNB-Banco do Nordeste do Brasil S/A (Jul/20-atual) Atuou como Membro do Conselho Fiscal do Itaú-Unibanco Holding S/A (Abr/19 – abr/20); Conselheira Independente de Administração da EMGEA S/A- Empresa gestora de Ativos (2018-2019); Conselheira de Administração na AAPSA (2015-2017); Country Manager Director pela Fernbach Software S.A *201 -2013); Deputy Country Manager na Ricochet AS (2008 -2010); membro do Conselho Consultivo no Banco Safra S/A e no Grupo ACCOR S/A (2004 – 2011); Diretora Financeira no Grupo Mesquita S/A (atual Santos – Brasil S.A.) (2005 – 2007); Diretora de Finanças e Relações com Acionistas no Grupo Fair CCVM S/A (2002 -2004); CFO no Grupo Saude-Sancil S/A, atual Medial, (2002); CFO no Grupo Multirede Informática S/A (2000 – 2001); Treasurer manager na Seguradora Roma S/A, atual Mapfre S/A (1997-1998); gerente Senior no Grupo Eriline S/S (1996-1999) consorcio ganhador da banda B Telefonia Celular); Controller Financeiro no Grupo Excel Banco S/a (1991-1994) e Desenvolvimento de Produtos no Banco Itaú. A Sra. Debora Santille declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. A Sra. Debora Santille declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Ivanyra Maura de Medeiros Correia | Alternate member | 04/30/2021 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Ivanyra Maura de Medeiros Correia – Brasileira, Engenheira de Produção formada pela UFRJ, com MBA – Ênfase em Finanças e Planejamento Estratégico pela The Wharton School / EUA, Conselheira de Administração Certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, Conselheira Fiscal Certificada pelo IBGC, Curso pra Conselheiros de Administração – 34ª edição pelo IBGC, KPMG Executive Risk University Executive, Deloitte CFO Academy. Atualmente é Conselheira Fiscal do Banco Bradesco S.A., Conselheira Fiscal Independente da Statkraft Energias Renováveis S.A., Presidente do Conselho Fiscal da Brasiliana Participações S.A., membro do Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos do Grupo Baumgart, Conselheira Fiscal da Tecnisa S.A. Nos últimos 5 anos foi Membro Efetivo do Conselho de Administração do Serpro, Membro Efetivo do Conselho de Administração da Zurich Resseguradora S.A., Membro Suplente do Conselho Fiscal da Brasiliana S.A., Diretora Estatutária da Zurich Minas Brasil S.A, Diretora Estatutária da Zurich Brasil Capitalização S.A., Diretora Estatutária da Zurich Previdência S.A., Diretora Estatutária, para América Latina e Ásia, da Penske Logistics, pertencente ao grupo americano General Electric (GE), Diretora Administrativa e Financeira da subsidiária brasileira do grupo francês Fnac, Gerente Geral de Finanças Grupo Votorantim, Superintendente América Latina do grupo mexicano Amanco, Vice-Presidente América Latina para o banco americano Bank of America. A Sra. Ivanyra Maura de Medeiros Correia declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. A Sra. Ivanyra Maura de Medeiros Correia: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Carlos de Camargo Penteado Braga | Alternate member | 02/24/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Carlos de Camargo Penteado Braga – Brasileiro, professor da FDC e Sócio da Brasilpar Serviços Financeiros além de conselheiro de diversas empresas privadas e organizações do terceiro setor. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Monte Rodovias S.A. (desde 2021), membro do Conselho Fiscal da Fundação do Câncer (desde 2018), foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (2019-2018), foi Membro do Comitê de Governança da Bahema S.A (2018-2019) e foi Membro do Conselho de Adminstração da Metalfrio Solutions S.A. (2017-2019). Entre outras funções foi Vice-presidente da Artesia Gestão de Recursos, CEO do banco britânico RBS para o Brasil e Diretor do ABN AMRO Real onde participou de diversas iniciativas pioneiras de ESG à época. Participou da revisão estratégica do BDMG, com destaque para o alinhamento as metas ODS da ONU, o que levou ao seu reconhecimento como instituição de maior impacto socioeconômico do Brasil em 2020 pela publicação britânica CFI Magazine. O Sr. Carlos de Camargo Penteado Braga declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Carlos de Camargo Penteado Braga declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Julio Cezar Troiano Zogbi | Alternate member | 02/24/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2022 |
Brasileiro, bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e MBA pela Universidade de Harvard (Harvard Business School). Fundador e sócio-gestor da Monte Equity Partners, CEO e Conselheiro de Administração da Monte Rodovias S.A. e Conselheiro de Administração da Norte Saneamento S.A. Possui mais de 21 anos de experiência em investimentos ilíquidos nos mercados de capitais do Brasil e Europa. Durante sua trajetória, e antes de fundar a Monte em 2014, foi sóciodiretor do Banco Indusval & Partners. Na Vinci Partners, foi responsável pelo Fundo de Financiamento a Infraestrutura. Anteriormente, foi diretor de Private Equity na Pentagon Capital Management em Londres, membro da equipe de Leveraged Finance da Lehman Brothers e cofundador e diretor da Econergy Brasil (uma empresa de energia renovável listada na LSE). O Sr. Julio Cezar Troiano Zogbi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Julio Cezar Troiano Zogbi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
Invepar‘s Fiscal Council is composed of four sitting members, one elected by each shareholder, as well as independent auditors, who verify the consistency and integrity of its operations.
The table below presents the names, positions and election dates of all sitting members of the Company‘s Fiscal Council:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
---|---|---|---|
Eslei José de Morais | Sitting member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Eslei José de Morais – Brasileiro, foi executivo no Banco do Brasil com passagens pela Diretoria de Finanças, Diretoria de Controles Internos e Diretoria Contadoria. Possui graduação em Administração (UnB) e Contabilidade (UNEB), MBA em Finanças Avançadas (USP), Extensão em Competências Gerenciais (FGV), Programa de Educação Executiva In Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (University Of Chicago) e mestrado em Administração Estratégica e Organizações (UFPR). É certificado pelo ICSS com ênfase em administração. Exerceu cargo de conselheiro fiscal no Ecônomus, CBSS, Previ, BBTurismo, Elo Participações e BBDTVM. Atualmente, é conselheiro de administração da Ativos Securitizadora e membro do Comitê de Auditoria da Previ e do UBS BB Investment Bank. O Sr. Eslei José de Morais declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Eslei José de Morais declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Artemio Bertholini | Sitting member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Artemio Bertholini – Brasileiro, bacharel em Ciências Contábeis pela PUC – SP (1973), bacharel em Ciências Econômicas pela PUC – SP (1970), possui mestrado em Ciências Contábeis e Finanças – PUC – SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003. Dissertação: “Contribuição ao Estudo das Sociedades de Propósito Especial no Brasil”, é PhD in Business Administration – FCU – Florida Christian University, Orlando, USA, 2005. Tese: “The Evolution of Arbitration in Brazil”. Atua como membro do Comitê de Auditoria na BB SEGURIDADE S/A – Holding com participação em companhias de seguros, capitalização e previdência privada – controlada pelo Banco do Brasil S.A., desde 2016. É Presidente do Comitê de Auditoria da Companhia de Saneamento do Paraná -Sanepar – companhia de tratamento de água e saneamento básico – desde 2017. Atua como membro do Comitê de Auditoria Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – companhia de tratamento de água e saneamento básico desde 2018. Atuou como membro do Conselho Fiscal da TEKNO S.A. IND. E COMÉRCIO – setor de construção e pintura de placas metálicas – de 2018 a 2019. Atuou como membro da Comissão Independente de Investigações-CII a BRF S.A. – setor de alimentos – de maio de 2018 a junho de 2020. Atuou como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S.A no período de 2018 e até meados de 2019. O Sr. Artemio Bertholini declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Artemio Bertholini declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Felipe Guidi | Sitting member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Felipe Guidi – Brasileiro, é especialista em finanças estruturadas, com mais de 15 anos de experiência em estruturação de projetos no setor de infraestrutura. Atuou como líder de equipe em conceituadas empresas de assessoria financeira, como Valora Participações e BF Capital e foi responsável por levantar mais de R$ 10 bilhões em dívidas para projetos e empresas, liderando diversos M&A’s e mais de 50 licitações de concessões. Especialista em modelagem financeira e estudos de viabilidade, é graduado em Engenharia Química pela UNICAMP e possui MBA em Economia de Empresas pela FEA/USP. O Sr. Felipe Guidi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Felipe Guidi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Jorge Andrade Costa | Sitting member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Jorge Andrade Costa – Brasileiro, Doutor e Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP, possui MBA Controller pela FIPECAFI, bacharel em Ciências Contábeis pela FASP e |
The table below presents the names, positions and election dates of all alternate members of the Company‘s Fiscal Council:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
---|---|---|---|
Patricia Valente Stierli | Alternate member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Patricia Valente Stierli – Brasileira, Administradora de Empresas, possui especialização em Controladoria e MBA em Finanças e Governança Corporativa. Conselheira de Administração e Fiscal certificada pelo IBGC, possui seis anos de experiência como Conselheira de Administração e Fiscal em empresas de capital aberto, representante de acionistas minoritários. Treze anos de experiência na área de Gestão de Recursos de Terceiros, sendo seis anos como diretora estatutária, atuando na gestão destinada a clientes institucionais e de varejo. Oito anos de Diretora Administrativa Financeira, sendo três anos como diretora estatutária. Representante do Banco Fator junto ao Banco Central e CVM até 2015; responsável pela implementação da Política Socioambiental Banco Fator, conforme Resolução Banco Central 4327. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Conselheira Fiscal da Centrais Elétricas Brasileiras Eletrobras (abr/17 – atual); (ii) Conselheira Fiscal na Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanes (abr/18 – atual); (iii) Conselheira Fiscal na Companhia Siderúrgica Nacional S.A CSN (Abr/19 – abr/20); (iv) Conselheira Fiscal na Bardella S.A Industrias Mecânicas (abr/15 – out/18); (v) Conselheira de Administração na Pettenatti S.A. Industria Têxtil (out/15 – out/16); e (vi) Conselheira de Administração da PPE Fios Esmaltados S.A. (ago/208 – ago/19). A Sra. Patricia Valente Stierli declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. A Sra. Patricia Valente Stierli declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Clovis Antonio Pereira Pinto | Alternate member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Clovis Antonio Pereira Pinto – Brasileiro, formou-se em Ciências Contábeis pela PUC-Campinas e possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). Construiu carreira profissional na PwC, onde atuou por 31 anos (1984 a 2015), dos quais 12 anos como gerente de auditoria e 12 anos como Diretor de Auditoria, nos escritórios de Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo, tendo atuado com empresas de capital aberto e fechado, familiares e multinacionais. Atualmente é consultor empresarial em aspectos de Governança, Auditoria e Contabilidade desde dezembro de 2015; coordenador dos Comitês de auditoria da EVEN Construtora e Incorporadora S.A. desde dezembro de 2015, da Melnick Incorporadora e Construtota (MELK3) desde agosto de 2020 e da Cerradinho Bioenergia S.A. desde fevereiro de 2021; Conselheiro Fiscal titular da Springs Global Participações S.A. desde maio de 2020 e da Eucatex S.A. desde julho de 2020. Foi membro do Comitê de Auditoria na JHSF Malls S.A. (Real Estate): de março a novembro de 2018, membro Suplente do Conselho Fiscal na JHSF S.A.(Real Estate): de julho 2016 a março 2018 e membro titular do Conselho Fiscal da Aldeias Infantis SOS Brasil (3º Setor) de março de 2017 a março de 2020. É Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC e membro do Grupo de Trabalho Incorporadoras do IBRACON. O Sr. Clovis Antonio Pereira Pinto declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Clovis Antonio Pereira Pinto declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
|||
Marcelo Fichera Lourenzi | Alternate member | 04/29/2022 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Marcelo Fichera Lourenzi – Brasileiro, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria. Profissional possui registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC no. RS-066069/O) e no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI no. 1535). Atuou como auditor independentes por 22 anos, com passagens por renomadas empresas, destacando-se: Trevisan Auditores Independentes; Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes; BDO Auditores Independentes; KPMG Auditores Independentes; e Grant Thornton Auditores Independentes. Atuou como sócio nas empresas KPMG e Grant Thornton. Atualmente é sócio da Avola Contabilidade e Consultoria e também conselheiro fiscal da empresa HT Micron Semicondutores S/A. O Sr. Marcelo Fichera Lourenzi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Marcelo Fichera Lourenzi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
Invepar’s current Executive Board is formed of up to seven members, comprising a President and six Vice-Presidents, all elected by the Board of Directors to two-year terms of office, with reelection permitted.
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
---|---|---|---|
Gustavo Soares Figueiredo | CEO | 04/30/2021 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Gustavo Soares Figueiredo – Brasileiro, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1997), com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000) e MBA em Logística pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – COPPEAD-UFRJ (2001). Em setembro de 2011, ingressou no Grupo Invepar, empresa que administra e detém participação em diversas concessões de rodovias e mobilidade urbana no Brasil e no exterior, além do GRU Airport. Na Invepar, foi gerente executivo de Novos Negócios, atuando em vários projetos do grupo na área de Infraestrutura. Atualmente é Diretor Presidente da Invepar, Diretor Presidente de GRU e Diretor Administrativo Financeiro e RI da LAMSA, além de ocupar outros cargos da administração nas empresas do grupo Invepar: membro titular do Conselho de Administração de LAMSA, MetrôRio, Metrobarra, CLN, Via040, HLASA e HMOBI;e Diretor Presidente em LAMBRA, PEX e Instituto Invepar.O Sr. Gustavo Soares Figueiredo declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. |
|||
Marcus Vinicius Figur da Rosa | Chief Financial and Administrative Officer and Investor Relations Officer | 04/30/2021 | Annual Shareholders´ Meeting 2023 |
Marcus Vinicius Figur da Rosa – Brasileiro, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2007, com Mestrado em Engenharia de Produção e Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010 e MBA Executivo COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2014. Possui experiência de mais de 10 anos no setor de infraestrutura de transportes, com foco no desenvolvimento de negócios de concessões rodoviárias, metroviárias e aeroportuárias. Trabalhou na área de negócios da Invepar como Analista, Especialista e Gerente no período entre 2009 e 2019. Anteriormente trabalhou na Companhia de Participações e Construções S.A. – COPARCO (2008-2009). O Sr. Marcus Vinicius Figur da Rosa declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Marcus Vinicius Figur da Rosa declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável. |
|||
Vacant | Engineering Officer | - | - |
Vacant | Toll Road Concessions Officer | - | - |
In line with best corporate governance practices, Invepar has four Board of Directors’ Advisory Committees, which analyze matters related to their specific area of competence and activities and present their recommendations to the Board of Directors. They are the Financial and Investment Committee; the Civil Works Committee; the Human Resources and Governance Committee; and the Internal Audit Committee.
Financial and Investment Committee – Responsible for assisting the Board of Directors in monitoring Invepar’s investments. Presents analyses of the economic scenario in Brazil and worldwide, including the potential impact on the organization’s finances; examines, discusses and presents recommendations to the Board of Directors regarding economic and financial decisions taken by the Board of Executive Officers; and oversees the implementation of financial and investment policies approved by the Board of Directors.
Civil Works Committee – Assists the Board of Directors in analyzing and monitoring the works envisaged in the concession agreements of all of Invepar group companies, as well as presenting recommendations regarding the contracting of works proposed by the Board of Executive Officers and subsidiaries.
Human Resources and Governance Committee – Advises the Board of Directors on such matters as defining business targets and coordinating the evaluation of the executive officers of the Invepar group and its subsidiaries, coordinating the selection of executive officers, and defining the incentive system, such as target-based bonuses, and recommending the adoption of good corporate governance and management practices..
Audit Committee – Responsible for helping the Board of Directors in matters relating to the hiring and monitoring of internal and external audit works, quarterly reports, financial statements and accounting practices, monitoring of Compliance and the complaint channel, as well as risk assessment and monitoring of the results of internal controls work.