Invepar‘s Board of Directors is composed of eight sitting members, two of whom indicated by each shareholder, and their respective alternate members.
The table below presents the names, positions and election dates of all sitting members of the Company‘s Board of Directors:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Wagner Aparecido Mardegan | President of the Board | 12/27/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Wagner Aparecido Mardegan – Brasileiro, Bacharel em Ciências Contábeis, com Aperfeiçoamento em Finanças, Especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e MBAs em Formação Geral para Altos Executivos, pela FIA-FEA USP e em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data, pela PUC-RS. Atuou como Diretor Presidente da BB Previdência e Diretor de Atendimento Canais do Banco do Brasil. Foi Conselheiro de Administração da Cateno Gestão de Contas de Pagamentos S.A e da BBTS – BB Tecnologia e Serviços. Atualmente é Conselheiro de Administração da 521 Participações, membro do Comitê de Auditoria da Hapvida e Consultor de Empresas. O Sr. Wagner Aparecido Mardegan declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Wagner Aparecido Mardegan declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3.” |
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Carlos Massaru Takahashi | Vice President of the Board | 12/27/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Carlos Massaru Takahashi – Brasileiro, graduado em administração de empresas pela Universidade de São Marcos de São Paulo, MBA em Formação Geral de Altos Executivos pela Universidade de São Paulo – USP e MBA em Administração e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica – PUC. Atualmente trabalha na Blackrock Brasil Gestão de Investimentos como Sênior Advisor, além de ocupar cargo de membro do conselho de administração dessa instituição. Trabalhou na Monte Equity Partners Gestão de Investimentos, onde ocupou cargo de sócio diretor (2017 -2019). Trabalhou no Banco do Brasil de 1979 até 2015, onde assumiu diversos cargos como CEO e Diretor Presidente da BB DTVM (2009 -2015), Diretor Executivo da BB Gestão de Recursos DTVM S.A (2009), Gerente Executivo da BB Gestão de Recursos DTVM S.A (2007 – 2009), Gerente Executivo do Banco do Brasil S.A (2006), Gerente de Mercado do Banco do Brasil S.A. (2003 -2006) e Superintendente Regional do Banco do Brasil S.A (1995 – 2003). Atualmente atua como membro do Conselho de Administração e membro do Comitê Financeiro da Hapvida Notre Dame, além de já ter ocupado o cargo de presidente do Comitê de Auditoria dessa companhia. Atuou também como membro do Conselho de Administração do Banco Votorantim S.A (2016), da BB Securities London (2009 -2015), BB Securities New York (2009 -2015), BB Securities Singapore (2011 – 2015), Neoenergia S.A (2015) e Transmissora Aliança de Energia Elétrica – TAESA (2010 -2015). Também atuou como Sênior Advisor da TRX Gestora de Recursos para Produtos de Infraestrutura, presidente do Conselho Fiscal da BB Administradora de Cartões S.A e Diretor Presidente da BESC DTVM. É diretor da ANBIMA (2021-atual). O Sr. Carlos Massaru Takahashi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Carlos Massaru Takahashi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3.” |
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Olivier Michel Colas | Sitting member | 12/27/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Olivier Michel Colas – Francês e brasileiro, formado em Economia pelo Institut d’Études Politiques de Paris e Conselheiro de Administração Certificado IBGC. Possui mais de 30 anos de experiência profissional, foi Presidente da Coimex Trading e Vice-Presidente da Kepler Weber. Anteriormente, ocupou posições executivas em mercados globais pela Saint-Gobain e pela Royal Dutch Shell no Reino Unido, Estados Unidos, França e Brasil. Foi Conselheiro da Invepar (2019-2020) e atualmente é sócio fundador da Funchal Investimentos e membro do Conselho de Administração da Eternit, desde 2018. O Sr. Olivier Michel Colas declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Olivier Michel Colas declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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Vinícius Balbino Bouhid | Sitting member | 12/27/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Vinicius Balbino Bouhid – Brasileiro, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, MBA em Gestão de Ativos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC e MBA em Gestão Avançada de Negócios pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Trabalhou no Banco do Brasil em 1982 onde assumiu vários cargos na Unidade de Mercado de Capitais, dentre eles, Diretor-Presidente da BB Securites LTD em Londres (2013-2015), Gerente Executivo na Governança Corporativa e de fundos de Private Equity (2009-2013), Gerente Executivo no segmento de Distribuição de produtos de mercado de capitais para o público de investidores Institucionais e de Varejo (2007-2009), Gerente executivo de Serviços Fiduciários (2000-2007), Gerente de Estruturação de produtos de dívidas e IPOs (1996-2000). Atuou também como Conselheiro de Administração da Cremer S. A.(1997-1998), Conselheiro Fiscal do Brasilcap (2001-2009), Conselheiro Fiscal da Brasil Saúde (2009-2010), Conselheiro Fiscal da Coelba (2011-2013), Conselheiro de Administração na BB Securites LTD em Londres (2013-2015), Conselheiro Fiscal na Norte Energia (2017-2021), Conselheiro Fiscal na AMBEV (2016-2023) e Conselheiro Fiscal na Metalúrgica Gerdau (2023-abril 2024). |
Invepar‘s Fiscal Council is composed of four sitting members, one elected by each shareholder, as well as independent auditors, who verify the consistency and integrity of its operations.
The table below presents the names, positions and election dates of all sitting members of the Company‘s Fiscal Council:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Artemio Bertholini | Sitting member | 04/30/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Artemio Bertholini – Brasileiro, bacharel em Ciências Contábeis pela PUC – SP (1973), bacharel em Ciências Econômicas pela PUC – SP (1970), possui mestrado em Ciências Contábeis e Finanças – PUC – SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003. Dissertação: “Contribuição ao Estudo das Sociedades de Propósito Especial no Brasil”, é PhD in Business Administration – FCU – Florida Christian University, Orlando, USA, 2005. Tese: “The Evolution of Arbitration in Brazil”. Atua como membro do Comitê de Auditoria na BB SEGURIDADE S/A – Holding com participação em companhias de seguros, capitalização e previdência privada – controlada pelo Banco do Brasil S.A., desde 2016. É Presidente do Comitê de Auditoria da Companhia de Saneamento do Paraná -Sanepar – companhia de tratamento de água e saneamento básico – desde 2017. Atua como membro do Comitê de Auditoria Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – companhia de tratamento de água e saneamento básico desde 2018. Atuou como membro do Conselho Fiscal da TEKNO S.A. IND. E COMÉRCIO – setor de construção e pintura de placas metálicas – de 2018 a 2019. Atuou como membro da Comissão Independente de Investigações-CII a BRF S.A. – setor de alimentos – de maio de 2018 a junho de 2020. Atuou como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da PETROBRÁS DISTRIBUIDORA S.A no período de 2018 e até meados de 2019. |
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Eslei José de Morais | Sitting member | 04/30/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Eslei José de Morais – Brasileiro, foi executivo no Banco do Brasil com passagens pela Diretoria de Finanças, Diretoria de Controles Internos e Diretoria Contadoria. Possui graduação em Administração (UnB) e Contabilidade (UNEB), MBA em Finanças Avançadas (USP), Extensão em Competências Gerenciais (FGV), Programa de Educação Executiva In Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (University Of Chicago) e mestrado em Administração Estratégica e Organizações (UFPR). É certificado pelo ICSS com ênfase em administração. Exerceu cargo de conselheiro fiscal no Ecônomus, CBSS, Previ, BBTurismo, Elo Participações e BBDTVM. Atualmente, é conselheiro de administração da Ativos Securitizadora e membro do Comitê de Auditoria da Previ e do UBS BB Investment Bank. O Sr. Eslei José de Morais declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Eslei José de Morais declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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Felipe Guidi | Sitting member | 04/30/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Felipe Guidi – Brasileiro, é especialista em finanças estruturadas, com mais de 15 anos de experiência em estruturação de projetos no setor de infraestrutura. Atuou como líder de equipe em conceituadas empresas de assessoria financeira, como Valora Participações e BF Capital e foi responsável por levantar mais de R$ 10 bilhões em dívidas para projetos e empresas, liderando diversos M&A’s e mais de 50 licitações de concessões. Especialista em modelagem financeira e estudos de viabilidade, é graduado em Engenharia Química pela UNICAMP e possui MBA em Economia de Empresas pela FEA/USP. O Sr. Felipe Guidi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Felipe Guidi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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Sergio Tadeu Nabas | Sitting member | 04/30/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
The table below presents the names, positions and election dates of all alternate members of the Company‘s Fiscal Council:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Douglas Carvalho Pereira | Alternate member | 04/30/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2025 |
Invepar’s current Executive Board is formed of up to seven members, comprising a President and six Vice-Presidents, all elected by the Board of Directors to two-year terms of office, with reelection permitted.
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Osvaldo Garcia | CEO | 24/01/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2025 |
Osvaldo Garcia – Brasileiro, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (1987), com MBA em Saneamento e Estruturação de Novos Negócios no Setor. Atuou como Diretor Presidente na Caixa Participações (2016-2019) e como Diretor Econômico-Financeiro e de Relação com Investidores na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (2021-2023). Além disso, participou como conselheiro titular no Conselho Fiscal da CODEVASF (2015-2016), do Conselho de Administração da Caixa Participações S/A (2016-2019), da Caixa Imóveis (2017-2019) e do Banco PAN (2018-2019) e do Metro de São Paulo (2019-2023), sendo neste último como Presidente do Conselho de Administração. |
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Ricardo Rocha Perrone | Chief Financial and Administrative Officer and Investor Relations Officer | 10/31/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2025 |
Ricardo Rocha Perrone – Brasileiro, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Finanças pela EAE Business School. Atuou como Gerente de Private Equity na empresa BNY Mellon, tendo ocupado, posteriormente, os cargos de Especialista de Novos Negócios na Invepar, Gerente Comercial de Varejo na GRU Airport e, por fim, Gerente de Estratégia e Novos Negócios na Invepar, o qual deixou para ocupar a posição de Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da Concessionária. Diretor Administrativo Financeiro e de RI na Via 040 e Membro do Conselho de Administração da LAMSA. O Sr. Ricardo Rocha Perrone declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Ricardo Rocha Perrone declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.. |
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Vacant | Engineering Officer | - | - |
Vacant | Toll Road Concessions Officer | - | - |
In line with best corporate governance practices, Invepar has four Board of Directors’ Advisory Committees, which analyze matters related to their specific area of competence and activities and present their recommendations to the Board of Directors. They are the Financial and Investment Committee; the Civil Works Committee; the Human Resources and Governance Committee; and the Internal Audit Committee.
Financial and Investment Committee – Responsible for assisting the Board of Directors in monitoring Invepar’s investments. Presents analyses of the economic scenario in Brazil and worldwide, including the potential impact on the organization’s finances; examines, discusses and presents recommendations to the Board of Directors regarding economic and financial decisions taken by the Board of Executive Officers; and oversees the implementation of financial and investment policies approved by the Board of Directors.
Civil Works Committee – Assists the Board of Directors in analyzing and monitoring the works envisaged in the concession agreements of all of Invepar group companies, as well as presenting recommendations regarding the contracting of works proposed by the Board of Executive Officers and subsidiaries.
Human Resources and Governance Committee – Advises the Board of Directors on such matters as defining business targets and coordinating the evaluation of the executive officers of the Invepar group and its subsidiaries, coordinating the selection of executive officers, and defining the incentive system, such as target-based bonuses, and recommending the adoption of good corporate governance and management practices..
Audit Committee – Responsible for helping the Board of Directors in matters relating to the hiring and monitoring of internal and external audit works, quarterly reports, financial statements and accounting practices, monitoring of Compliance and the complaint channel, as well as risk assessment and monitoring of the results of internal controls work.