Invepar‘s Board of Directors is composed of eight sitting members, two of whom indicated by each shareholder, and their respective alternate members.
The table below presents the names, positions and election dates of all sitting members of the Company‘s Board of Directors:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Vagner Lacerda Ribeiro | President of the Board | 05/13/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Vagner Lacerda Ribeiro – Brasileiro, graduado em Administração de Empresas pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1994), pós-graduação pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais IBMEC (1997), Mestrado em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília UCB (2010), Certificação Profissional AMBIMA CPA-20 (2023), Certificação de Dirigentes, Conselheiro pelo Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade ICSS (2023) e Doutorado em Gerontologia UCB (2021). Foi Diretor Executivo e Conselheiro da Fundação Banco do Brasil – FBB, Diretor Administrativo e Financeiro da BB Previdência, Conselheiro Fiscal da PREVI, Conselheiro Deliberativo da CASSI, Presidente do Conselho Deliberativo do Econumus, Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira das Entidades de Previdência Privada ABRAPP e Conselheiro Fiscal do Sindicato Nacional das Entidades de Previdência Privada SINDAPP. Foi professor de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia da Confederação Nacional de Agricultura. Atuou como executivo em diversas áreas no BB, como Gestão de Riscos, Microfinanças, Gestão Previdenciária (Estados e Municípios) e atendimento ao Governo. Atualmente atua como Vice-Presidente do Conselho Diretor Nacional do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, Conselheiro Consultivo do IBEF -DF, Diretor da ADCE DF, Vice-Presidente da ABRACS membro do Conselho dos Direitos do Idoso CDI-DF e membro do Comite de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Brasília CEP-UCB. O Sr. Vagner Lacerda Ribeiro declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Vagner Lacerda Ribeiro declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “”Conselheiro Independente”” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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Carlos Massaru Takahashi | Vice President of the Board | 12/27/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Carlos Massaru Takahashi – Brasileiro, graduado em administração de empresas pela Universidade de São Marcos de São Paulo, MBA em Formação Geral de Altos Executivos pela Universidade de São Paulo – USP e MBA em Administração e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica – PUC. Atualmente trabalha na Blackrock Brasil Gestão de Investimentos como Sênior Advisor, além de ocupar cargo de membro do conselho de administração dessa instituição. Trabalhou na Monte Equity Partners Gestão de Investimentos, onde ocupou cargo de sócio diretor (2017 -2019). Trabalhou no Banco do Brasil de 1979 até 2015, onde assumiu diversos cargos como CEO e Diretor Presidente da BB DTVM (2009 -2015), Diretor Executivo da BB Gestão de Recursos DTVM S.A (2009), Gerente Executivo da BB Gestão de Recursos DTVM S.A (2007 – 2009), Gerente Executivo do Banco do Brasil S.A (2006), Gerente de Mercado do Banco do Brasil S.A. (2003 -2006) e Superintendente Regional do Banco do Brasil S.A (1995 – 2003). Atualmente atua como membro do Conselho de Administração e membro do Comitê Financeiro da Hapvida Notre Dame, além de já ter ocupado o cargo de presidente do Comitê de Auditoria dessa companhia. Atuou também como membro do Conselho de Administração do Banco Votorantim S.A (2016), da BB Securities London (2009 -2015), BB Securities New York (2009 -2015), BB Securities Singapore (2011 – 2015), Neoenergia S.A (2015) e Transmissora Aliança de Energia Elétrica – TAESA (2010 -2015). Também atuou como Sênior Advisor da TRX Gestora de Recursos para Produtos de Infraestrutura, presidente do Conselho Fiscal da BB Administradora de Cartões S.A e Diretor Presidente da BESC DTVM. É diretor da ANBIMA (2021-atual). O Sr. Carlos Massaru Takahashi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Carlos Massaru Takahashi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3.” |
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Olivier Michel Colas | Sitting member | 12/27/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Olivier Michel Colas – Francês e brasileiro, formado em Economia pelo Institut d’Études Politiques de Paris e Conselheiro de Administração Certificado IBGC. Possui mais de 30 anos de experiência profissional, foi Presidente da Coimex Trading e Vice-Presidente da Kepler Weber. Anteriormente, ocupou posições executivas em mercados globais pela Saint-Gobain e pela Royal Dutch Shell no Reino Unido, Estados Unidos, França e Brasil. Foi Conselheiro da Invepar (2019-2020) e atualmente é sócio fundador da Funchal Investimentos e membro do Conselho de Administração da Eternit, desde 2018. O Sr. Olivier Michel Colas declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Olivier Michel Colas declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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VAGO | - | - | - |
Invepar‘s Fiscal Council is composed of four sitting members, one elected by each shareholder, as well as independent auditors, who verify the consistency and integrity of its operations.
The table below presents the names, positions and election dates of all sitting members of the Company‘s Fiscal Council:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Nilton Brunelli de Azevedo | Sitting member | 04/29/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Felipe Guidi | Sitting member | 04/29/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Felipe Guidi – Brasileiro, é especialista em finanças estruturadas, com mais de 15 anos de experiência em estruturação de projetos no setor de infraestrutura. Atuou como líder de equipe em conceituadas empresas de assessoria financeira, como Valora Participações e BF Capital e foi responsável por levantar mais de R$ 10 bilhões em dívidas para projetos e empresas, liderando diversos M&A’s e mais de 50 licitações de concessões. Especialista em modelagem financeira e estudos de viabilidade, é graduado em Engenharia Química pela UNICAMP e possui MBA em Economia de Empresas pela FEA/USP. O Sr. Felipe Guidi declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Felipe Guidi declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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Marcelo Drugg Barreto Viana | Sitting member | 04/29/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Marcelo Drügg Barreto Vianna – Brasileiro, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1973), mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP- Universidade de São Paulo (1974), com curso de Especialização em Engenharia Econômica (1975) e (Ph.D.) em Engenharia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra (1979). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Anauger Motores (desde 2022), membro do Conselho Consultivo do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (desde 2009), Conselheiro da Comissão Consultiva da “Iniciativa Gestão de Comunicação e Rede Digital para a Governança e Sustentabilidade” do MPF-Ministério Público Federal (representando setores empresarial e financeiro desde 2015), membro do Conselho de Administração da Pró-PM (presidente conselho de administração de 2016/2023), Diretor Executivo da MBV, e, também, Professor Dr. do Curso de MBA em Gerenciamento de Facilidades Corporativas da Escola Politécnica da USP (Poli-Integra, desde 2010), e, Diretor Executivo da MBV. Na Alcoa, iniciou suas atividades no Brasil em 1980, como executivo de áreas corporativas, tendo participado de atividades da Alcoa nos EUA, na América Latina e Europa. Foi membro do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, por mais de 18 anos (1997 / 2015), e, Presidente por 7 anos (1990/1997). Foi membro do Conselho de Administração da ICC – Brasil por 14 anos (1998/2012), e concomitantemente, como Vice-Presidente Executivo, responsável pelas áreas de energia e desenvolvimento sustentável. Foi Sócio Líder da Deloitte no Brasil nas áreas de Gestão de Riscos / Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa Social, e, Membro do Conselho de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Deloitte Global (2008-2011) para as operações da firma mundialmente (mais de 150 países). Foi membro do Conselho Consultivo da FTI Internacional no Brasil. Foi membro do Conselho Consultivo da Boston Scientific Corporation no Brasil (2014/2020) Atuou como advisor em missões para BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial, e, também, em atividades específicas para as Nações Unidas (FAO, WHO, CEPAL, UNIDO, UNEP). O Sr. Marcelo Drügg Barreto Vianna declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Marcelo Drügg Barreto Vianna declarou: (i) não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável; e (ii) que não se considera Membro Independente, conforme a definição de “Conselheiro Independente” constante do Regulamento do Novo Mercado da B3. |
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Sergio Tadeu Nabas | Sitting member | 04/29/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
The table below presents the names, positions and election dates of all alternate members of the Company‘s Fiscal Council:
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Douglas Carvalho Pereira | Alternate member | 04/29/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Adriano Meira Ricci | Alternate member | 04/29/2025 | Annual Shareholders´ Meeting 2026 |
Invepar’s current Executive Board is formed of up to seven members, comprising a President and six Vice-Presidents, all elected by the Board of Directors to two-year terms of office, with reelection permitted.
Name | Elective position held | Election Date | Term of office |
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Osvaldo Garcia | CEO | 24/01/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2025 |
Osvaldo Garcia – Brasileiro, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (1987), com MBA em Saneamento e Estruturação de Novos Negócios no Setor. Atuou como Diretor Presidente na Caixa Participações (2016-2019) e como Diretor Econômico-Financeiro e de Relação com Investidores na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP (2021-2023). Além disso, participou como conselheiro titular no Conselho Fiscal da CODEVASF (2015-2016), do Conselho de Administração da Caixa Participações S/A (2016-2019), da Caixa Imóveis (2017-2019) e do Banco PAN (2018-2019) e do Metro de São Paulo (2019-2023), sendo neste último como Presidente do Conselho de Administração. |
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Ricardo Rocha Perrone | Chief Financial and Administrative Officer and Investor Relations Officer | 10/31/2024 | Annual Shareholders´ Meeting 2025 |
Ricardo Rocha Perrone – Brasileiro, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Finanças pela EAE Business School. Atuou como Gerente de Private Equity na empresa BNY Mellon, tendo ocupado, posteriormente, os cargos de Especialista de Novos Negócios na Invepar, Gerente Comercial de Varejo na GRU Airport e, por fim, Gerente de Estratégia e Novos Negócios na Invepar, o qual deixou para ocupar a posição de Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da Concessionária. Diretor Administrativo Financeiro e de RI na Via 040 e Membro do Conselho de Administração da LAMSA. O Sr. Ricardo Rocha Perrone declarou, para todos os fins de direito, que nos últimos 5 (cinco) anos, não sofreu qualquer condenação criminal, qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários, ou ainda qualquer condenação por decisão transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial. O Sr. Ricardo Rocha Perrone declarou não ser pessoa exposta politicamente, conforme definido na regulamentação aplicável.. |
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Vacant | Engineering Officer | - | - |
Vacant | Toll Road Concessions Officer | - | - |
In line with best corporate governance practices, Invepar has four Board of Directors’ Advisory Committees, which analyze matters related to their specific area of competence and activities and present their recommendations to the Board of Directors. They are the Financial and Investment Committee; the Civil Works Committee; the Human Resources and Governance Committee; and the Internal Audit Committee.
Financial and Investment Committee – Responsible for assisting the Board of Directors in monitoring Invepar’s investments. Presents analyses of the economic scenario in Brazil and worldwide, including the potential impact on the organization’s finances; examines, discusses and presents recommendations to the Board of Directors regarding economic and financial decisions taken by the Board of Executive Officers; and oversees the implementation of financial and investment policies approved by the Board of Directors.
Civil Works Committee – Assists the Board of Directors in analyzing and monitoring the works envisaged in the concession agreements of all of Invepar group companies, as well as presenting recommendations regarding the contracting of works proposed by the Board of Executive Officers and subsidiaries.
Human Resources and Governance Committee – Advises the Board of Directors on such matters as defining business targets and coordinating the evaluation of the executive officers of the Invepar group and its subsidiaries, coordinating the selection of executive officers, and defining the incentive system, such as target-based bonuses, and recommending the adoption of good corporate governance and management practices..
Audit Committee – Responsible for helping the Board of Directors in matters relating to the hiring and monitoring of internal and external audit works, quarterly reports, financial statements and accounting practices, monitoring of Compliance and the complaint channel, as well as risk assessment and monitoring of the results of internal controls work.