Home > Invepar > A Invepar > Nossas Empresas > Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

MetrôRio

O MetrôRio opera o sistema de metrôs da cidade do Rio de Janeiro, conectando o centro de atividade econômica da região metropolitana às Zona Sul e Norte e à Baixada Fluminense, áreas residenciais e de maior concentração de mão de obra. Esse sistema inclui duas linhas de ônibus sob a denominação Metrô Na Superfície, que são utilizadas para trazer às estações os passageiros de bairros não atendidos diretamente pelas linhas do metrô.

MetrôBarra

O MetrôBarra S.A. (100% controlada pela Invepar) é responsável pelo fornecimento de material rodante e sistemas para a operação da Linha 4 do metrô.

A Linha 4 conecta a Barra da Tijuca a Ipanema, possui 6 seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

 

VLT Carioca


O VLT atende aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes, distribuindo estes passageiros nas várias regiões que compõem a área central da cidade. São 25 km divididos em 2 linhas e 26 estações e paradas que ligam a Zona Portuária do Rio de Janeiro ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont.