Home > Invepar > Governança Corporativa > Visão Geral

Visão Geral

A Governança Corporativa é o conjunto de ações que determina a forma de gestão da Companhia e constrói uma base solida com processos confiáveis que vão garantir a perenidade dos negócios. O grupo Invepar utiliza-se das boas práticas de Governança Corporativa objetivando estabelecer critérios de controle, e padronização de procedimentos nas empresas da Invepar reduzindo, assim, riscos de fraude, abusos de poder ou conflitos de interesse na organização.

Associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ("IBGC"), a Invepar busca o alinhamento de suas atividades e processos decisórios às melhores práticas de Governança Corporativa, estabelecendo uma relação de confiança com todos os stakeholders da Companhia e contribuindo para a sustentabilidade do negócio.

Embora não tenha suas ações negociadas em bolsa de valores, a Invepar possui registro de companhia aberta desde 2000, sendo classificada como Categoria A desde a entrada em vigor da Instrução CVM 480/09. Sua estrutura societária em contempla a existência de quatro comitês de assessoramento ao Conselho de Administração: Financeiro e de Investimento, de Auditoria Interna, de Obras e de RH & Governança. Os cargos de Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração não são ocupados pela mesma pessoa, o que gera maior independência e agrega profissionalismo à gestão.

A Invepar conta, ainda, com um Conselho Fiscal de funcionamento permanente e uma área de Governança Corporativa, que acompanha o processo decisório junto aos acionistas, Comitês e aos Conselhos de Administração e Fiscal.

Em 2011, o grupo Invepar começou a utilizar o Portal de Governança, ferramenta inovadora que tem como papel armazenar e centralizar, em um único canal e com maior segurança, todas as informações e documentos relevantes para aqueles que participam do processo decisório.