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Rodovias

Contexto Setorial

Em 2014, de acordo com a ABCR (Associação Brasileira de Concessões de Rodovias), o tráfego nas rodovias brasileiras concedidas à iniciativa privada cresceu 2,4%, com aumento de 4,2% no movimento de veículos leves e queda de 2,6% no fluxo de veículos pesados.

O fluxo de veículos leves, influenciado pelas baixas taxas de desemprego e pela expansão do rendimento médio real, manteve o índice positivo em 2014. Por outro lado, o movimento de veículos pesados foi impactado pela Copa do Mundo e por uma desaceleração no crescimento da produção industrial.

LAMSA (Linha Amarela S.A.)


Concessionária administradora da Linha Amarela, um dos principais eixos viários da cidade do Rio de Janeiro. Interliga bairros e encurta distância, o que revitalizou grande parte da Zona Norte da cidade, onde estão sendo construídos novos empreendimentos comerciais e residenciais.

 

Serviços viários


  • S.O.S. Reboque
  • S.O.S. Médico
  • Telefone de Emergência 0800 para atendimento imediato a acidentes e problemas mecânicos
  • Central de Relacionamento com o Usuário (CERU) para receber reclamações, dúvidas e sugestões, com retorno a 100% dos atendimentos
  • Circuito fechado de TV composto por 57 câmeras, que transmitem 24 horas por dia para o Centro de Controle Operacional e mais 70 câmeras que possibilitam a detecção automática de incidentes na via

Controle de evasão de pedágio

Convênio com a prefeitura para fiscalização

Estudo de fluidez

Novidades na via

Modernização da praça de pedágio

Melhorias no atendimento ao usuário

Melhorias na infraestrutura da empresa

Redução no número de acidentes


Saiba mais sobre a LAMSA

CLN (Concessionária Litoral Norte)


A CLN administra a Rodovia BA-099, que compreende o Sistema Estrada do Coco/Linha Verde, conectando a cidade de Lauro de Freitas à divisa entre os Estados da Bahia e do Sergipe. Ao longo de sua extensão, corta uma região turística de praias, incluindo áreas de preservação ambiental, como a do Projeto Tamar. A BA-099 se consolidou como uma rodovia de alto padrão de qualidade, conforto e segurança e um importante agente de desenvolvimento econômico e social da região. Suas boas condições propiciam a realização de empreendimentos de grande porte pela iniciativa privada, principalmente de hotelaria e imobiliários.

 

Serviços viários


  • S.O.S. Mecânico composto por 4 viaturas e 2 guinchos
  • S.O.S. Call Box
  • S.O.S Médico composto por 1 UTI móvel e 1 veículo de resgate
  • Ouvidoria
  • Inspeção viária 24 horas

Obras

Foi mantido, em 2014, o fechamento do desvio localizado próximo à única praça de pedágio da CLN, que anteriormente vinha sendo utilizado como rota de fuga por alguns motoristas. Esse movimento foi mais uma vez fundamental para o bom desempenho econômico-financeiro da Companhia, permitindo a conclusão dos investimentos de duplicação previstos no contrato de concessão. Esses investimentos compreenderam o trecho Itacimirim-Praia do Forte e a construção do elevado de concreto entre os distritos de Açu da Torre e Praia do Forte. Este último elevado foi desenvolvido para atender a uma necessidade da população local, pois permite a passagem de carroças, animais e motos com mercadorias que são comercializadas na Praia do Forte.

Também foi feita uma ampliação e atualização do parque de equipamentos e periféricos da praça do pedágio, e a implantação de circuito fechado de TVs digitais na praça e no prédio da administração.


Saiba mais sobre a CLN

CART (Concessionária Auto Raposo Tavares)

A CART explora o Corredor Raposo Tavares, formado pelas rodovias SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares. Ao todo, são 444 quilômetros de eixo principal entre Bauru e Presidente Epitácio. A empresa também é responsável, desde 2013, pela manutenção e conservação de 390 quilômetros de vicinais.

 

Serviços viários


  • Serviço de Inspeção na rodovia 24h composto por 16 viaturas de inspeção/guincho leve
  • Socorro mecânico composto por 16 guinchos leves, 3 guinchos pesados e 3 guinchos superpesados
  • Unidades de Atendimentos Pré-Hospitalar (socorro médico), compostas por 3 unidades de resgate avançado e 9 unidades de resgate básico
  • 2 viaturas de resgate de animais e 2 carretinhas de transporte de animais
  • 2 viaturas de combate a incêndio
  • Telefone 0800 para emergências
  • 282 callbox (telefones de SOS instalados ao longo da rodovia)
  • 12 Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário
  • Centro de Controle Operacional

Obras no trecho principal

Obras nas vicinais

Comunicação com o usuário

Reclassificação tarifária

Atendimento na via

Tecnologia

Segurança


Saiba mais sobre a CART

CBN (Concessionária Bahia Norte)

A CBN administra as rodovias do Sistema BA-093, que interligam Salvador a diversos municípios da região metropolitana: Pojuca, Mata de São João, Dias D´Avila, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas e Candeias. As melhorias na rodovia estão atraindo novos empreendimentos.

As empresas que se instalarão na região nos próximos cinco anos vão gerar mais de 17 mil novos postos de trabalho, assim como uma demanda estimada em 5 mil profissionais para reposição de mão de obra. O carro-chefe desse crescimento será a implantação do complexo acrílico de uma grande empresa química em Camaçari, que vai operar a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América Latina.

 

Serviços viários


  • Centro de Controle Operacional
  • 4 bases de Serviço de Apoio ao Usuário (SAU)
  • Equipe e 5 viaturas de inspeção
  • 4 guinchos leves e um guincho pesado
  • Socorro pré-hospitalar composto por 4 resgates e 1 UTI
  • Viatura para apreensão de animais
  • Viatura de combate a incêndio

Obras

Comunicação com o usuário

Tecnologia

Segurança


Saiba mais sobre a CBN

CRT (Concessionária Rio-Teresópolis)

A CRT administra o trecho da rodovia BR-116/RJ que abrange a região onde estão os municípios de Duque de Caxias (a partir do entroncamento com a BR-040/RJ), Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia até o entroncamento com a BR-393, fronteira com Minas Gerais, próximo à cidade de Além Paraíba. Sua infraestrutura rodoviária contribui para o desenvolvimento local.


Serviços viários


  • Socorro Médico e Resgate
  • Serviço de Guincho
  • Veículos de Inspeção/SOS
  • Call box
  • Laçadores de animais
  • CCO (Centro de Controle Operacional)
  • Painéis de Mensagens Variáveis
  • Balanças fixa e móveis
  • Site e URA com 0800
  • CAU - Centro de Atendimento ao usuário 24 horas

Obras


Saiba mais sobre a CRT

CRA (Concessionária Rota do Atlântico)

A CRA administra o Complexo Viário e Logístico Suape, em Pernambuco, que atende a uma demanda de investimentos em infraestrutura do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape). A região concentra, atualmente, mais de 100 empresas e outras 35 em implantação, de acordo com o próprio Suape, incluindo estaleiros, plantas petroquímicas e uma refinaria de petróleo. O projeto desafogará o tráfego do entorno por meio de uma solução integrada de segurança e acessibilidade composta, entre outras estruturas, além de impulsionar o desenvolvimento turístico do Estado, como uma alternativa qualificada à rodovia PE-60, que liga o município de Recife às praias do Litoral Sul.


 

Serviços viários


  • Monitoramento e atendimento 24 horas
  • Ambulância com atendimento pré-hospitalar
  • Remoção de veículos parados na via
  • 1 guincho leve e 1 superpesado
  • 1 base de Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU)

Início da cobrança de pedágio

Obras


Saiba mais sobre a CRA

LAMSAC

A concessionária LAMSAC (Línea Amarilla S.A.C.) está localizada na região metropolitana de Lima, capital peruana, e é considerada o projeto de infraestrutura urbana mais importante do país, pois prevê não apenas melhorias na mobilidade, como também a recuperação do entorno do Rio Rímac e investimentos na área social. A via aumenta a dinâmica econômica da região, elevando o consumo local e a presença de negócios, o avanço na qualidade de vida do usuário devido à melhoria na fluidez do trânsito na via, a interconexão de 11 distritos da cidade, a seleção de Lima como sede dos Jogos Panamericanos de 2019 e o incremento do PIB.

 

Serviços viários


  • Centro de Controle Operacional
  • Atendimento com 4 gruas leves e 3 pesadas
  • Auxílio mecânico
  • Atendimentos especiais feito por feito por 1 veículo contra incêndios e 1 para produtos perigosos
  • Serviço telefônico de atendimento de emergências 24 horas

Estágio das obras

Melhorias na Via de Evitamiento

Melhorias no Centro Histórico

Reassentamento de famílias

Implantação do Passe Expresso


Saiba mais sobre a LAMSAC

ViaRio

A ViaRio é a concessionária responsável pela implantação e operação do corredor expresso transolímpico. A via está prevista no Plano Olímpico da Rio 2016, pois fará a conexão direta entre os Centros Olímpicos da Barra da Tijuca e de Deodoro. Sua extensão ligará as regiões da Avenida Brasil, em Magalhães Bastos, à Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá. Com a obra, a Invepar contribuirá diretamente com as melhorias em infraestrutura no Rio de Janeiro.

Estágio das obras

Há diversas frentes ainda em execução, sendo que a etapa mais importante atualmente é a construção dos dois túneis sob o maciço da Pedra Branca.

O evento para a primeira detonação do túnel na Serra do Engenho Velho, localizada sob o Maciço da Pedra Branca, aconteceu em novembro de 2013, com a presença de governantes e representantes de órgãos olímpicos. Esse túnel contará com duas galerias e terá uma extensão de 1,3 mil metros, tornando-se o quinto maior da cidade. O segundo túnel, que será construído na Estrada da Boiúna, terá duas galerias de 200 metros cada. A estrutura dos túneis será uma das mais modernas da cidade, desenvolvida de acordo com as diretrizes de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Contará com inovações como iluminação em LED, revestimento em placas brancas, sistema à prova de apagões e prevenção contra incêndios.

Os 350 mil metros cúbicos de rocha escavados em ambos os túneis serão utilizados como aterro nas obras de urbanização previstas para a adequação das pistas ao BRT (Veículo Leve Sobre Pneus), fazendo com que a ViaRio minimize a geração de resíduos e a aplicação de britas e saibro.

Até agosto de 2015, 70,7% do total das obras foram realizadas.


Saiba mais sobre a ViaRio

Via 040


A Invepar assinou, em 2014, o contrato de concessão para gerir o trecho de 936,8 quilômetros da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). A concessão tem prazo contratual de 30 anos e o percurso compreende 35 municípios com uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes. O empreendimento conecta a segunda e a terceira maiores economias do País (RJ e MG) à capital brasileira. Por ele são transportados recursos e produtos fundamentais para o crescimento do Brasil, como minérios, automóveis, laticínios, entre outros.


 

Serviços viários

  • Socorro mecânico prestado com frota própria composta por 26 guinchos leves, 7 guinchos superpesados e 2 guinchos extrapesados
  • Atendimento Médico de Urgência, com 22 ambulâncias tipo resgate e 7 ambulâncias tipo UTI Móvel
  • 23 viaturas de inspeção, com inspeção viária 24 horas por dia
  • Centro de Controle Operacional
  • 21 postos de atendimento
  • 6 viaturas de resgate de animais
  • 6 viaturas de combate a incêndios

Obras de duplicação

Obras de melhoria

Recuperação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte

Implantação de serviços

Sede da Via 040

Início da Cobrança de Pedágio


Saiba mais sobre a Via 040

PEX

A PEX S.A. administra o serviço de pagamento eletrônico de pedágio por meio do Passe Expresso. O Passe Expresso é o sistema que possibilita a passagem pelo pedágio por meio de pistas exclusivas, mediante o pagamento antecipado. Além de ser mais rápido, esse serviço é mais seguro porque evita o manuseio de dinheiro a cada passagem.

Com ele, os usuários passam rapidamente pelas praças da Linha Amarela, Ponte Rio-Niterói; Via Lagos e Concessionária Rio-Teresópolis (RJ); pela Estrada do Coco e o Sistema BA-93 (BA); pelo Complexo Viário de Suape e a Barra da Jangada (PE). Adicionalmente a essas estradas, os usuários também podem usufruir da facilidade do Passe Expresso no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Desde 2013, a Invepar controla a empresa e está expandindo o sistema para outras rodovias e estacionamentos de shoppings.

As vantagens do Passe Expresso são:

  • Menor mensalidade do mercado;
  • Taxa de recarga e adesão zero;
  • Desconto a partir do segundo Passe Expresso;
  • Economize tempo e dinheiro;
  • Não pegue filas;
  • Maior comodidade;
  • Pague todas as passagens em uma única conta;
  • Facilidade de pagar tarifas de pedágio de rodovias diferentes em uma única data;
  • Conforto, praticidade, segurança e muito mais agilidade!
  • Acesso rápido através das pistas automáticas exclusivas de pedágios, sem necessidade de parar e manusear dinheiro;
  • Maior economia de combustível e menor desgaste nos freios;
  • Consolidar e gerenciar todas as despesas com pedágios em uma única fatura.

PEX Peru

A PEX Peru S.A.C. administra o serviço de pagamento eletrônico de pedágio por meio do RFID. Este sistema possibilita a passagem pelo pedágio por meio de pistas exclusivas, mediante o pagamento antecipado. Além de ser mais rápido, esse serviço é mais seguro porque evita o manuseio de dinheiro a cada passagem. Este sistema é exclusivo para a LAMSAC.