Home > Invepar > A Invepar > Perfil Corporativo > Responsabilidade Social e Ambiental

Responsabilidade Social e Ambiental

A Invepar tem a convicção de que crescimento econômico não significa, necessariamente, qualidade de vida. E sabe que, se por um lado o Brasil vai bem em termos de geração de emprego e renda, por outro ainda há muito que fazer em termos de cidadania e desenvolvimento e socioambiental.

Sabe também que a contrapartida social das concessões públicas que administra é o bem estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades do entorno de onde suas empresas operam.

Por isso, como Grupo compromissado com o destino do país, adota uma gestão responsável, capaz de assegurar tanto a sustentabilidade da Invepar no longo prazo, quanto o desenvolvimento econômico com equilíbrio social e ambiental das comunidades em que atua - sempre guiado pelos melhores princípios da ética e das boas práticas de governança.

Essa gestão responsável é orientada por princípios e diretrizes propostos por organizações nacionais e internacionais preocupadas em mobilizar a iniciativa privada para a promoção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Conheça os conceitos defendidos por algumas dessas entidades e confira, logo depois, como a Invepar se organizou para colocá-los em prática no dia a dia de todas as empresas que controla.

Responsabilidade Social - Instituto Ethos
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Investimento Social Privado - GIFE
Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

Desenvolvimento Sustentável - Relatório Brundtland
"... aquele que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades."

Comitê de Responsabilidade Social - grupo Invepar

Para cumprir suas metas nesta área, a Invepar conta comum comitê permanente, formado pelos responsáveis pelas áreas de Responsabilidade Social das empresas do Grupo. Estes representantes mantêm contato constante para intercâmbio de informações e experiências, planejamento de ações e estabelecimento conjunto de estratégias, metas e objetivos. Seus encontros presenciais ocorrem a cada 3 meses.

Comitês Internos de Responsabilidade Social - Empresas

Cada empresa do grupo Invepar mantém seu próprio comitê, que é formado por representantes das suas diferentes áreas para discussão interna de temas relacionados à responsabilidade social. De acordo com seu objetivo, os comitês podem incluir gestores de áreas como Recursos Humanos, Governança Corporativa, Comunicação, Suprimentos, Saúde e Segurança e Meio Ambiente.