Home > Invepar > Apresentações e Eventos > Reconhecimentos

Reconhecimentos

2014

World Finance - Airport Deal of the Year 2014

Mais uma vez, o projeto de financiamento de GRU Airport foi reconhecido e, por meio dele, a Invepar e a concessionária receberam o prêmio Airport Deal of the Year, concedido pela World Finance, um dos principais veículos de finanças do mundo, com sede em Londres. O objetivo do prêmio é destacar, segundo a publicação, os "mais impressionantes projetos de infraestrutura do mundo". A análise é feita considerando um série de critérios necessários para garantir que o trabalho foi realizado de forma responsável em todas as fases e contextos. Desta vez, a operação foi premiada em nível mundial, diferentemente dos prêmios anteriores que destacavam o projeto apenas na América Latina.
Latin Finance Infrastructure Finance Awards - Best Airport Financing

Em setembro de 2014, GRU Airport e Invepar foram mais uma vez reconhecidos pelo projeto de financiamento do maior aeroporto da América Latina. Desta vez, foi a revista Latin Finance quem concedeu a premiação, considerando todo o processo um marco para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes do Brasil e um modelo para projetos similares, principalmente na área de transportes. Os premiados são selecionados pelos editores da Latin Finance, com base em informações fornecidas por participantes de mercado e análises do setor, incluindo detalhes da transação.
Latin America Airport Deal of The Year 2013

A revista Project Finance (Euromoney) concedeu à Invepar, em março de 2014, e a GRU Airport o prêmio Latin America Airport Deal of the Year 2013, pelo projeto de financiamento do maior aeroporto da América Latina. Entre os fatores destacados pela publicação estão: a estruturação do projeto na modalidade "Project Finance Non-Recourse" desde o momento do Empréstimo-Ponte; o fato de ser uma das maiores operações do gênero na área de transporte na América Latina em 2013; o pioneirismo em ser a primeira operação de financiamento de longo prazo realizada por uma concessão de aeroporto no Brasil; a estrutura de financiamento agregando BNDES + bancos privados + emissão de debêntures de infraestrutura, compartilhando o mesmo pacote de garantias. O financiamento obtido permitirá o desenvolvimento dos principais investimentos em GRU Airport, tais como a construção do Terminal de Passageiros 3, novos pátios para aeronaves, ampliação da área comercial do aeroporto e um novo edifício-garagem. O novo TPS3 deverá ter capacidade inicial para 12 milhões de passageiros por ano e 20 pontes de embarque, além de 34 novas posições no pátio de aeronaves.

2013

Latin America PPP Deal of The Year 2012

A revista Project Finance (Euromoney) concedeu à Invepar e à Via Parque Rímac o prêmio Latin America PPP Deal of The Year 2012. O financiamento da concessionária foi o maior de 2012 no Peru - foram US$ 520 milhões equivalentes captados integralmente no mercado peruano e com prazo de 25 anos. O projeto ganhou o prêmio por ser a primeira operação de valor elevado sem garantia do governo peruano e que mistura empréstimos bancários de investidores institucionais, seguradoras e da Corporación Financiera de Desarrollo (COFIDE).
Deal of the Year 2012

A Invepar recebeu o prêmio Deal of the Year 2012 da Latin Lawyer, uma das principais publicações internacionais da área do Direito na América Latina. A Companhia foi premiada na categoria Regulatório, pelo êxito na concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, hoje GRU Airport. O negócio foi contemplado por sua complexidade jurídica e por seu aspecto inovador, pois trata-se do primeiro movimento de concessão de aeroportos de grande porte no Brasil.
LatinFinance Infrastructure Finance Awards

O grupo Invepar, por meio da controlada CART, realizou, em dezembro de 2012, a emissão de debêntures, parte delas incentivada, no valor total de R$ 750 milhões e com prazo de 12 anos. A emissão foi considerada um sucesso pelo mercado - uma vez que a demanda superou em cerca de três vezes a oferta - e teve o reconhecimento da revista LatinFinance, referência do mercado financeiro internacional, que concedeu o prêmio Latin Finance Infrastructure Finance Awards 2013, na categoria "Best Infrastructure Financing". A emissão da CART foi também a primeira debênture de infraestrutura a incluir a participação de investidores estrangeiros, o que foi destacada pela premiação.
LatinFinance Infrastructure Finance Awards

O financiamento da via expressa urbana Via Parque Rímac, localizada em Lima, Peru, também foi vencedor do Latin Finance Infrastructure Finance Awards 2013. O projeto venceu na categoria "Best Infrastructure Finance - Andean Region" e levou vantagem sobre os demais concorrentes pelo fato de ter sido a primeira operação de valor elevado que combina empréstimos bancários, debenturistas locais e da Corporación Financiera de Desarrollo (COFIDE).